21.10.12

Xilos de Márcio Pannunzio na Caixa SP.


Exposição de Márcio Pannunzio
apresenta diversas técnicas de gravuras

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta até 2 de dezembro, a mostra “Márcio Pannunzio – Xilogravuras, com imagens criadas pela técnica da xilografia de topo, técnica essa que exige grande concentração do artista. O catálogo será lançado no mesmo local, no dia 17 de novembro, às 11h. A exposição possui entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

As pequenas xilogravuras de Pannunzio incorporam temáticas incômodas e impactantes, exploradas em formatos preciosistas, delicados e repletos de detalhes, exigindo do observador uma postura atenta e paciente.
Complementando a mostra, também serão exibidas gravuras em relevo de maiores dimensões usando, como matrizes, materiais sintéticos, gravuras calcográficas, monotipias, desenhos e digigrafias, que possibilitam ao visitante uma imersão nas principais técnicas de produção gráfica, e no universo plástico intrincado e perturbador de Márcio Pannunzio.

A arte de Pannunzio é eminentemente crítica. Segundo o curador, Paulo Klein, os jogos de poder, o assédio, a promiscuidade e a banalização sexual, são motes recorrentes no fabulário de Pannunzio. “Em seus labirintos, que refletem a banda podre dos meandros sociais, parece não haver lugar para vacilo, piedade ou para atos gentis, muito menos doçuras ao pé do ouvido. Suas imagens corrosivas desnudam o homem contemporâneo de forma crua e impiedosa”, explica Klein.



Sobre a técnica:

Na xilografia de topo, a matriz é obtida a partir do corte transversal da árvore, fatiada em discos. Deles, são extraídos tacos sem trincas. A gravação é feita com goivas e buril – instrumento comum à joalheria. Devido à densidade das fibras, consegue-se gravar com linhas muito finas e texturas complexas, impossíveis de se reproduzir na madeira de fio.




Sobre o artista:

Márcio Pannunzio é ganhador de diversos prêmios internacionais, entre eles, da XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing (Suíça); da Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition (Canadá); e do 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” (Espanha). No Brasil, foi premiado em 37 ocasiões, entre elas, no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea; no 50º Salão Paranaense; e na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Foi bolsista da Fundação Vitae, em 2002, e figurou entre os vencedores dos editais ProAc de Artes Visuais de 2008, 2010 e 2011. Realizou vinte e seis individuais, cinco delas no exterior.





Serviço:
Exposição Individual “Márcio Pannunzio – Xilogravuras”
Visitação: de 29 de setembro a 9 de dezembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

5.10.12

O DESENHO MERECE!

Como disse certa vez Enrico Bianco, "O desenho é a espinha dorsal de qualquer obra de arte".

Finalmente temos agora uma Galeria totalmente dedicada ao desenho, a Galeria GRAMATURA, idealizada por Vinícius Manoel e Ilan Wainstein, no bairro do Pacaembu, em São Paulo.  

Para a abertura do local, uma exposição coletiva com desenhos de artistas contemporâneos e obras inéditas do romeno Samson Flexor foi montada. A mostra, chamada de Princípios Flexor, tem curadoria de Kiki Mazzuchelli e traz além dos trabalhos de Samson, parte da produção artística dos brasileiros Cibellle, Fabio Gurjão, Hugo Frasa, Carla Zaccagnini, Erika Verzutti, Marcius Galan, Cristiano Lenhardt, Jac Leirner, Vivian Caccuri, Anna Ruth dos Santos, Paulo Monteiro, do finlandês Benjamin Ostrow, dos argentinos Thomas Maglione e Valentina Liernur, do sueco Runo Lagomarsino, do britânico Ross Downes, e dos portugueses Lucia Prancha e Daniel Barroca.



Desenho de 1954 por Samson Flexor


Serviço:

Gramatura
Rua Dr. Acácio Nogueira, 104, Pacaembu - São Paulo
De terça-feira a sábado das 11h às 18h
(11) 2729-0401

2.10.12

EXPOSIÇÃO COLEÇÃO ALEX GAMA na GRAPHIAS



Graphias

A Graphias Casa da Gravura é um atelier e galeria. Nasceu no ano 2003 a partir da experiência de 25 anos de Salete Mulin, artista plástica e professora universitária de gravura na Faculdade Santa Marcelina e Mauro Vaz, engenheiro.

Atelier: ministra aulas, workshops, produz livros de artista, presta serviço de impressão nas técnicas de gravura em metal, xilogravura e litografia.

Equipado com 3 prensas e conjunto de ferramentas necessárias para o desempenho das atividades de gravura.
Galeria: Possui um acervo de 1600 originais em gravuras, desenhos, monotipias, comercializáveis, de 120 artistas brasileiros, de várias gerações, tais como Marcello Grassman, Renina Katz, Darel Valença Lins, André de Miranda, entre outros.

Realizou, desde julho de 2003, 50 exposições, individuais e coletivas, de arte sobre papel.

A Graphias está estabelecida em um sobrado, preservado pelo Patrimônio Público, tendo em vista a originalidade de sua construção e proximidade do Instituto Biológico.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: http://www.graphias.com.br/graphias.asp