8.11.12

IMPERDÍVEL!!!!


Sábado, 10 novembro às 17hs termos visita guiada com a mestre Angela Ancora da Luz na exposição “Barbárie e espanto em Canudos", xilogravuras e desenhos a carvão de Adir Botelho, na Caixa Cultural Rio.
Também será lançado o belo catálogo, com mais de 200 págs.

Angela Ancora da Luz em sua residência no Rio.

A exposição, que termina neste próximo domingo na Caixa Cultural-Rio, Centro, Rio de Janeiro, RJ, apresenta 142 obras criadas ao longo de duas décadas, entre os anos de 1978 a 1998, e aborda um dos episódios mais sangrentos da nossa história. Inspirado no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha – que completa 110 anos de publicação em 2012 –, o conjunto de peças nunca foi apresentado completo antes para o público.
A obra consiste numa seqüência de impressionantes imagens sobre o drama ocorrido no sertão da Bahia que mobilizou o Brasil no final do século XIX. A exposição reúne duas séries, “Canudos”, concebida em xilogravura, e a série “Agonia e morte de Antônio Conselheiro”, em desenhos a carvão. Embora os trabalhos possuam caráter independente, as séries se interligam em conjunto harmonioso, com características e traços próprios.

ADIR BOLTELHO
Considerado um dos maiores gravadores modernos brasileiros, discípulo de Raimundo Cela e Oswaldo Goeldi, com quem manteve estreito convívio profissional e afetivo, Adir Botelho “…possui uma sensibilidade rara e uma linguagem extremamente pessoal”, como afirma Monica Xexéo, diretora do Museu nacional de Belas Artes e curadora da exposição.

Adir Botelho em seu ateliê

“Na visão xilográfica de Canudos, há um mundo de imagens, mas o que há de concreto é a guerra, transfigurada em corpos despedaçados, homens e mulheres de mãos erguidas, os olhos luzindo, exaustos, exaltados pela dor e desespero, trazendo dentro de si uma surpreendente e obstinada coragem”, descreve Adir Botelho.




Adir, eu e minha mestre Anna Carolina


CAIXA CULTURAL
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro - Rio de Janeiro (RJ)
ao lado metro estação Carioca.

Nenhum comentário: