14.12.12

O Caos Aparente de Marcio Périgo

Caixa Cultural Sé - São Paulo, inaugura neste sábado, dia 15, a exposição “Caos Aparente – A Obra Gráfica de Marcio Périgo”, apresentando produções do gravador e desenhista paulistano.
A exposição, que tem curadoria de Sérgio Pizoli, apresenta estudos, esboços, gravuras em metal e desenhos, além de um álbum editado do artista.


A exposição entra em cartaz sábado, 15 de dezembro e segue aberta à visitação até 24 de fevereiro.




Marcio Donato Périgo (São Paulo SP 1949). Gravador e desenhista.
Conhece a técnica da gravura em metal em 1972, na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, onde estuda comunicação visual e tem aulas com Evandro Carlos Jardim.
Realiza sua primeira exposição individual de desenhos e gravuras no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp em 1977.
No ano seguinte, termina o curso de graduação na Faap e começa a dar aulas de gravura e desenho. Leciona gravura e desenho de observação na Faculdade de Artes Alcântara Machado - Faam, entre 1982 e 1984. Em 1984, participa das exposições Tórculos - Exposição de Prensas de Gravuristas Contemporâneos, no Espaço de Exposições Eugénie Villen, em São Paulo, e 3rd Mini Print International de Cadaqués, em Barcelona, Espanha. Recebe a Bolsa Vitae de artes, com o projeto Caos Aparente, em 1988, que apresenta exposição individual no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em 1989.
Recebe prêmio aquisição no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte de Brasília - MAB/DF, em 1991. Em 2001, conclui mestrado no Instituto de Artes da Universidade de Campinas - Unicamp, apresentando 50 gravuras em metal e também o livro de artista Zés. Realiza exposição individual na Estação Pinacoteca em São Paulo, em 2005.
É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e do Instituto de Artes e Centro de Pesquisa em Gravura da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.





CAOS APARENTE - Obra Gráfica de Marcio Périgo
Abertura dia 15 de dezembro de 2012, às 11h
Visitação: de 15 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas:
 (11) 3321-4400
Entrada franca

3 comentários:

Marcelo Siqueira disse...

Muito bom o trabalho do Marcio Périgo. Ele não sabe, mas é um dos maiores influenciadores da minha carreira artística e marceneirica.

Ricardo Fueta disse...

Márcio Périgo é mais que professor. Ele é mestre. Fato que professor dá aula e mestre ensina e faz os alunos pensarem.Eu sou exemplo do trabalho dele. Obrigado, mestre.

Ricardo Fueta disse...

a luminosidade traz à tona as formas escuras e o diálogo desses contrastes é o caos aparente. e também pode ser nada disso...