26.7.12

"EX CORDE" - Exposição de Litografia de Raquel Lima

A secretaria de Cultura de Jundiaí - SP, realiza no próximo sábado (28), às 10 horas, na Galeria Fernanda Perracini Milani, no Teatro Polytheama, a abertura da exposição “Ex Corde”, da artista Raquel Lima.

A mostra apresenta litografias que formam um conjunto representativo da produção recente da artista. Essas litografias são cuidadosamente trabalhadas na pedra, seguindo as competências mais rigorosas da técnica, o que revela a habilidade da artista na espontaneidade e refinamentos dos tons e texturas obtidos em aguardas e intervenções com ponta seca, explorando principalmente a técnica da eliminação. São os corações, ora impressos sobre papel, aplicados no interior de envelopes, sobre tecido de grandes dimensões, ou ainda sobre delicado voile.

Em um primeiro momento, imagens puras mesclam-se a outras impressões, costuras, recortes, linhas de sutura, agulhas e incisões, geradas no embate do gesto que materializa os descendentes da mesma matriz, da mesma imagem.
O coração foi eleito por Raquel como objeto de estudo formal e simbólico na poética da artista e está sempre presente em suas obras nos últimos anos, seja de maneira explícita ou não.

A artista
Raquel Lima teve participação em dezenas de salões e exposições coletivas em Museus e Galerias como Museu de Arte Contemporânea de Jataí/GO, Museu Olho Latino – Atibaia – SP, Museu Ruth Schneider – Passo Fundo/RS, Museu da Gravura Brasileira – Bagé/RS, Museu de Arte Contemporânea – Porto Alegre/RS, Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis/SC, Galeria Modernidade – Novo Hamburgo/RS, Galeria Gravura Brasileira – SP, Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre/RS, Museu de Ciências e Tecnologia da PUC – Porto Alegre/RS, Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa/PB, Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima – Caxias do Sul, Fundação Memorial da América Latina – SP, Palais de Glace – Buenos Aires, entre outros.

Trabalhou no Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul, onde foi membro da Diretoria Executiva entre 2003 e 2005 e participou de projetos em parceria com o Santander Cultural. Recebeu indicação como destaque em gravura no IV Prêmio Açoriana de Artes Plásticas, em 2010.

Serviço
Exposição Ex Corde
Artista: Raquel Lima
Período: 28 de julho a 21 de agosto
Abertura: 28 de julho, às 10 horas
Local: Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani – Teatro Polytheama - Jundiaí - SP
Entrada: gratuita





Um comentário:

raquel Lima disse...

Obrigada amigo, por essa divulgação tão primorosa em seu blog. Ficou muito bacana.