14.1.13

“Viva a Gravura! – Xilogravuras de André de Miranda”

Completados 30 anos dedicados à gravura em 2011, André de Miranda faz um panorama de sua trajetória desta vez no MAG – Museu de Arte de Goiânia, Goiás, com abertura 4ª feira, 16 de janeiro às 20h.
Uma seleção das obras mais representativas de sua trajetória, totalizando 132 gravuras, entre xilos e linóleos de 1981 a 2012 e estarão expostas até 17 de fevereiro.

Esta exposição já passou na Fundação Cultural  de Foz do Iguaçu - Paraná e pelo Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul em Campo Grande.


Texto de apresentação de Manoela dos Anjos Afonso:

Estas paredes contêm tempo. Você pode senti-lo? Perambule, ajuste o foco, passe os olhos lentamente pelos trinta anos expostos nesta sala.

Inspire.

Você consegue sentir os cheiros? Tinta gráfica à base de óleo e também à base d’água. Madeiras cuidadosamente lixadas e linóleos cortados a contento. Pasta de cebola no pão e cerveja sem colarinho no copo americano. Papel japonês e folhas de jornal. Talco, cola e querosene.

Expire.
Que murmúrio é esse? Você consegue ouvir? São estórias de mulheres e homens na intimidade do lar ou na lida, no forró ou na birita. Vida! A cidade em pedaços e seus monstros. Os amores e os bichos. Os ex libris cochicham de dentro dos livros. Santos, mitos e orixás nos saúdam. Okê arô! Okê odé! Odoiá!


Respire.
Você viu quantos cortes estão à mostra? São liberdades e solidões de artista talhadas na madeira desde a juventude. Persistências impressas. Sonhos multiplicados. Sementes lançadas aos bons ventos há três décadas. Viva!


Este conjunto de obras compõe um retrato multifacetado do artista carioca André de Miranda. Nesta exposição podemos apreciar um mundo gráfico com trinta anos de idade narrado pela ponta da goiva, burilado pela experiência e revelado em impressões precisas. Desde os anos setenta André se dedica integralmente à criação, produção, pesquisa e divulgação da gravura. Esta exposição celebra o percurso de um artista apaixonado pelas artes gráficas, competente em seu ofício e semeador generoso deste saber.


Deixar incisões no mundo é um dos desejos não apenas do gravador, mas de todo ser humano. Estas xilogravuras tornam visível a marca que vem sendo construída por este artista no tempo dia após dia, paciente e amorosamente.

Manoela dos Anjos Afonso

Novembro/2012

(Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (2000) e pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte pela mesma instituição (2003). Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2008) com projeto em gravura na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos de Criação. Professora Assistente da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás - área de concentração: desenho. Produção artística concentrada na área das artes gráficas, experimentações em vídeo, comunicação em rede, arte postal e relacional. Maoela hoje vive e trabalha em Londres - Inglaterra)



Serviço Exposição:
VIVA A GRAVURA – xilogravuras de André de Miranda
Abertura: 16 de janeiro de 2013 às 20h
Período Exibição Público– 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2013.
Onde: MAG – Museu de Arte de Goiânia – Goiás.
Endereço: Rua 1, nº 605 – Bosque dos Buritis
Setor Oeste – Goiânia – Goiás - CEP 74115-040
Telefone para agendamento de grupos para visitação: 62- 3524 1189
Horário de visitação: De 3ª à 6ª feiras das 09h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 10 às 17h
Entrada gratuita

Aqui posto imagens de algumas das gravuras que estarão expostas de 1981 a 2012




























André de Miranda (André Luiz Pinto de Miranda - Rio/RJ - 1957)
Gravador, pintor, desenhista e ilustrador, iniciou sua atividade artística em 1975.
Em 1977 estuda pintura com Jemile Dibam e Maria Cecilia de Castro Pinto.
Começou a estudar xilogravura em 1980 com Ciro Fernandes e J. Borges, no Rio.
Já em 1981 realizou sua primeira exposição individual de xilogravura no Rio de Janeiro. Também estudou xilogravura com Anna Carolina, gravura em metal com Marcelo Frazão e Heloísa Pires Ferreira.
Conviveu com inúmeros gravadores e artistas plásticos, como Samico, Iberê Camargo, Augusto Rodrigues, Scliar, Franck Shaeffer, entre outros.
Estudou Desenho de Artes Gráficas no Senai/RJ.
Residiu de 1993 a 1997 em Três Lagoas, MS e em Curitiba – PR, de 2003 a 2008.
Foi professor de desenho no Senai da Construção Civil, Rio de Janeiro.
Já realizou mais de 100 oficinas e workshop de gravura pelo país, como Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, etc.
Ministrou aulas de xilogravura nas Universidades Federais do Paraná e Mato Grosso do Sul. Tem mais de 200 exposições individuais e coletivas de gravura, desenho e pintura.
Foi membro do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul e escreve artigos sobre gravura.
Já realizou inúmeras exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no Exterior. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre os principais:
2004 - 9º Premi Internacional de Grabado - Premi el Caliu 2004 - Olot, Espanha
2003 - 8º Premi Internacional de Grabado - Premi el Caliu 2003 - Olot, Espanha –(premio aquisitivo); 2001 - 49o Salão de Artes de Piracicaba, São Paulo. (menção honrosa); 1997 - Salão Fundação Cultural de Maricá, Rio de Janeiro (Referência Especial do Júri), 1985 -1o Salão de Artes CIAGA – RJ (Ordem do Mérito das Belas Artes, conferida por Augusto Rodrigues); 1979 - Salão do Museu da Cidade do Rio de Janeiro, RJ (Referência Especial do Júri).

Nenhum comentário: