9.5.12

“ADIR BOTELHO – Xilogravuras

Uma importante coleção de xilogravuras do gravador carioca Adir Botelho, poderá ser conferida a partir do dia 16 de maio, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro.
SOBRE O ARTISTA

Adir Botelho (Rio de Janeiro RJ 1932)

Gravador, pintor, ilustrador, artista gráfico, desenhista, diagramador e professor. Estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, com Eurico Alves. Em 1951, matricula-se no curso de arte da publicidade e do livro da Escola Nacional de Belas Artes, ministrado por Raimundo Cela , depois substituído por Oswaldo Goeldi. Adir é assistente dos dois professores entre 1952 e 1961, quando assume o curso.

Em 1961, com a morte de Goeldi, Adir assumiu a cátedra. Participou da V e IX Bienais de São Paulo e trabalhou por muitos anos como ilustrador no jornal O Globo.
Figura importante como artista plástico e decorador, criou A Trinca, com os colegas David Ribeiro e Fernando Santoro, empresa dissolvida após a morte de David. Com A Trinca, venceu o concurso de decoração da cidade do Rio de Janeiro com os sobrados de Debret.

Outro importante trabalho seu foi baseado na música A Banda, de Chico Buarque, o qual foi exibido no Canecão.
Em 1969, integra o Conselho de Coordenação dos Cursos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Enba, e é designado para estruturar e ministrar o curso de graduação em gravura, implantado em 1971.
Botelho pesquisou extensamente a história de Canudos e de Antônio Conselheiro e criou centenas de xilogravuras sobre o tema, reunidas no livro Canudos - Xilogravuras, que ganhou da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) o prêmio de melhor livro de arte nacional em 2002.


Adir e a turma da produção da exposição

Iuri Frigoletto (produtor), Marcus Handofsky (cenógrafo)
Adir Botelho, Lani Goeldi (curadora) e eu



“ADIR BOTELHO – Xilogravuras”
Curadoria: LANI GOELDI


Local: Centro Cultural Correios, 2º andar.
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.
Abertura para convidados: 16 de maio às 19h.
Período da mostra: de 17 de maio a 24 de junho de 2012.
Horário de visitação: de 3ª a domingo, das 12 às 19h.
Telefones: (21) 2253-1580
www.correios.com.br
Entrada franca.

Nenhum comentário: